4 dicas para reduzir custos de telecom.

Para evitar os gastos com despesas de telecomunicações, precisamos que toda a empresa se ajude e economize.

Aqui estão alguns dos pontos para se analisar e verificar em sua empresa:

  • Roaming: o vilão do momento é o roaming internacional de dados. Pode-se evitar esse tipo de custos através de processos, apps que identificam usuários em roaming e dispositivos específicos para isso, do tamanho de um smartphone e que se conectam nas redes 3G das operadoras em outros países e permitem que até 5 dispositivos sejam conectados e naveguem por poucos dólares de custo por dia. Seguramente mais baratos do que milhares ou dezenas de milhares de reais que geralmente executivos geram por falta de conhecimento de sua parte e falta de gestão por parte de sua empresa.

  • Uso: ao utilizar um software para gestão de gastos de telecom, é possível entender os gastos da sua companhia e com pequenas adequações nos pacotes contratados, aplicação de políticas de uso ou recomendações, traz-se reduções interessantíssimas. Bloqueio de serviços não corporativos e que aparecem nas faturas da empresa como SMS para programas de TV, chamadas para serviços com custo por minuto (0300), também trazem retorno.

  • Co-billing: com a portabilidade, empresas trocam de operadora e na maioria da vezes não percebem que o código da operadora antiga está nos celulares de seus colaboradores. Isso é chamado co-billing e traz um custo alto e desnecessário. Grandes empresas chegam a ter mais de R$ 100 mil mensais só em co-billing.

  • Rateio dos Custos por Unidades de Negócio: quando todos os custos são rateados entre áreas ou departamentos, gera-se o que chamamos de gestão descentralizada; ou seja, todos os gestores da empresa passam a cuidar do consumo de serviços de telecom. Isso gera uma cultura corporativa contra o desperdício.



1 Comentário

Deixe uma resposta